Teste de Estanqueidade
Método eletrônico em sistema de abastecimento subterrâneo (SASC)
Teste de estanqueidade eletrônico:
Testes e laudos de estanqueidade para postos de combustíveis, transportadoras e cooperativas, utilizando equipamentos com tecnologia de ponta, para investigação precisa de vazamentos em todo o sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC), e sistema de armazenamento aéreo de combustíveis (SAAC), assim como em todas suas linhas de acesso. Produzimos relatórios completos, e em acordo com a Norma 13784, atendendo a todos os requisitos exigidos pelos órgãos ambientais.
O que é teste de estanqueidade para SASC?
Teste de estanqueidade é o primeiro trabalho responsável para identificar um possível vazamento.
O Teste de Estanqueidade para Postos de Combustíveis, que, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é denominado de Ensaio de Estanqueidade do Tanque, consiste em avaliar estanqueidade dos Sistemas de Armazenamento Subterrâneos de Combustível (SASC) ou seja verificar se está estanque, hermético ou sem vazamento.
O que é o laudo de estanqueidade?
O laudo de estanqueidade é um documento para comprovar que durante o período da data do último ensaio até a data da atual realização, o conjunto (tanque, linhas e bombas) desempenharam bom funcionamento de forma estanque.
Este laudo, junto da ART, também é utilizado para a regularização do posto com os órgãos ambientais, prefeitura e demais outros que fiscalizam postos de abastecimento.
Quando você realiza seu teste pela Apoio, além do laudo atualizado, nosso equipamento eletrônico é capaz de gerar dados com maior precisão do comportamento do conjunto no momento da realização do teste, o que traz maior segurança quanto a prevenção de algum vazamento de produto. Além disso, a Apoio realiza a audiometria nas linhas para uma averiguação exata da qualidade do equipamento testado.
Fique atento!
O teste de estanqueidade é realizado com pressão negativa.
O teste eletrônico realizado pela Apoio, afere a pressão aplicada junto a um computador que coleta os registros transformando os dados do vacuômetro em informações digitais.
Em caso de “não estanque”, acontecerá a queda da pressão, apontada no visor do computador ou no gráfico que é gerado no instante da realização do teste.
Assim, é feito uma investigação para identificar a região comprometida para a realização de reparo.
Caso o status “não estanque” seja nas bocas de descarga, a Equipe técnica da Apoio utiliza uma tampa própria nova para comprovar o problema; apontando que as mesmas necessitam substituição.
A investigação nas linhas é feita com nitrogênio/pressão positiva em manômetro e audiometria.
Teste eletrônico X vacuômetro
A principal diferença é a forma como se realiza o teste.
Teste eletrônico
Este agrega a segurança, e mesmo que algo passe despercebido pelos técnicos o computador estará registrando tudo. Ele também requer mais tempo em sua realização por ser mais minucioso.
Vacuômetro
O vacuômetro apesar de rápido é uma aferição que fica a mercê do realizador pois o mesmo pode se distrair com algo e não observar as oscilações do ponteiro, já que este formato é realizado apenas com um relógio de pressão e “sorte”.
Os laudos emitidos pela Apoio, alem de estarem em acordo com: a Norma 13784, constam a especificação do serviço e a metodologia utilizada. Que no caso são TESTE CONJUNTO PRESSÃO NEGATIVA E AUDIOMETRIA.
Para saber a periodicidade da realização dos seus testes, tenha em mãos as datas de instalação dos seus tanques, quantidade de compartimentos e data da realização do último laudo; entre em contato com a Apoio para que possamos, junto destas informações, te atender.
Converse direto com nossas consultoras pelo whatsapp, e tire todas as suas dúvidas.
Baixe nosso catálogo clicando aqui e veja mais.
Entre em contato conosco! Solicite um orçamento!